Revisão de texto não tem nada a ver com revisão ortográfica do Word!!

Dia desses, liguei para um concorrente aqui da minha região para saber o preço que eles (uma empresa) cobravam para formatação e revisão. Os preços eram iguais aos meus, entretanto, quando perguntei como eles faziam a revisão textual, ouvi, incrédulo: “A revisão é o Word quem faz”.

Fiquei abismado! Como assim o Word faz a revisão? Word faz revisão ortográfica, encontra, no máximo, uma palavra que esteja escrita errada. Muitas vezes o programa passa batido por palavras como “secretária” (quem tem secretariado e trabalha em uma secretaria) e “secretaria” (o local de trabalho). Geralmente ele nem marca a diferença, daí frases como “A secretaria trabalha na secretaria” ou “A secretária trabalha na secretária” ficam completamente loucas e sem sentido. Isso só para dar um exemplo.

Na questão de concordância nominal e verbal, em frases mais complexas, o Word nos dá, em geral, opções erradas. O Word não faz revisão textual e, menos ainda, copidesque (reescrita de trechos confusos ou obscuros). Assim como o Google Tradutor não traduz como um tradutor de verdade, o Word não revisa como um revisor de verdade. Ainda que a tecnologia esteja bastante avançada, tanto o trabalho do revisor, quanto do tradutor, a máquina AINDA não consegue fazer.

Então, não caiam no engodo da revisão pelo Word, porque, se sua banca for honesta e, se o seu leitor for exigente, você será visto como alguém relaxado que não respeita nem a banca e nem o leitor.
Parodiando a famosa frase: “Escrever é preciso, revisar TAMBÉM é preciso”.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site